Há algum tempo atrás publiquei um video de um primeiro corte de unhas num grupo de grooming de baixo stress e o vídeo foi rejeitado a base da forma como coloquei a cadelinha na posição para o corte. Esta cadela cortou as unhas pela primeira vez comigo e só a tinha visto umas 3 vezes antes deste corte. A cadela é muito agitada e um bocadinho ansiosa. Não é “desculpa” pela forma como a manipulei o que não foi inadequado de todo ao meu ver. Eu restringi a cadela e isso pode ter causado algum stress, mas felizmente ela começou a relaxar rapidamente. Na minha experiência se um cão consegue “sair” da posição o stress aumenta quando volta a ser colocado na mesma outra vez.
O vídeo encontra-se em baixo para poderem ver.
Toda esta situação levou-me a pensar (o facto de o vídeo ter sido rejeitado) no stress dos cães durante o corte de unhas e em geral nos mais váriados procedimentos e depois fiz mais unhas e podem ver o vídeo da sessão seguinte em baixo.
O primeiro é minha cachorra de 6 meses que já teve algumas sessões de paticure.
Em baixo podem ver um vídeo de alguns dos meus cães a colocarem-se voluntariamente na posição para o corte após eu pedir para o fazerem.
No vídeo abaixo podem ver como corto as unhas a uma Golden Retriever em 5 minutos e apesar dela estar um bocadinho preocupada no início diria que o procedimento todo pode ser considerado de baixo stress.
O que quero mesmo explorar é o seguinte…eu vejo e leio imenso acerca de cães que não cortam as unhas de todo, porque o cão não permite que toquem npatas ou a pessoa não consegue/sabe treinar certos comportamentos. E aí prefiro que sejam cortadas da forma como faço nos vídeos do que não serem cortados ou com 3 pessoas a segurar e depois só cortam a ponta.
Mais um vídeo em que corto as unhas a 7 cães (em dupla velocidade porque se não era tempo a mais).